Dubladores

Arlete Montenegro


Arquivo de Som:

 
Lily Monstro (Yvonne DeCarlo) em Os Monstros (Master Sound)


 
Biografia:

 
Arlete Montenegro é uma dubladora Paulistana.
 

Início


Arlete Montenegro nasceu em 15 de Outubro de 1938 em São Paulo, Capital. Começou a carreira aos 12 anos de idade em uma fabrica.

 

Rádio São Paulo

 

Aos 16 anos, fez um teste na Rádio São Paulo chamado Procura-Se Uma Estrela, passando e ficando em primeiro lugar. Por ser o quarto concurso que a emissora fazia, Arlete ficou conhecida como a Estrela do 4º Centenário.

 

Seu primeiro trabalho no rádio, foi na novela Silêncio (1954), de Waldir de Oliveira, atuando ao lado do galã Avalone Filho. Fez uma carreira extensa no rádio como rádioatriz, tendo até ganho o premio Tupiniquim de melhor rádioatriz.

 

Arlete Montenegro (1956)

 

Entre outras novelas que atuou, estão: De Braços Vazios (1955), Abismo (1958), O Testamento (1963), A Mulher que Perdeu a Sombra, entre outras.

 

TV Record
 
Na TV começou na TV Record, participando de novelas e teleteatros. Entre os teleteatros, fez O Corcunda de Notre-Dame, interpretando Esmeralda.

 

TV Tupi

 

Em 1956, foi para a TV Tupi, aonde fez a novela Vôo 509 (1956).

 

TV Record

 

Posteriormente, retornou para a TV Record, aonde fez as novelas: My Darling (1957), Desce o Pano (1957), Éramos Seis (1958), Aqueles Olhos (1958), e Cela da Morte (1958).

 

Nessa ocasião, seu marido faleceu, e ela se afastou da carreira artística. O que a ajudou a se reerguer, foi a dublagem que começou pouco tempo depois.
 

TV Excelsior


Em 1964, retorna para a televisão, e vai trabalhar na TV Excelsior.

 

Na emissora, fez longa carreira, atuando em diversas novelas. Entre elas, estão: As Solteiras (1964), Ambição (1964), Folhas Ao Vento (1964), O Caminho das Estrelas (1965), As Minas de Prata (1966), Sublime Amor (1967), A Muralha (1968), Legião dos Esquecidos (1968), A Menina do Veleiro Azul (1969), Dez Vidas (1969), e Mais Forte Que O Ódio (1970).

 

TV Tupi

 

Arlete Montenegro e Adriano Reys em O Preço de Um Homem (1971)


Em 1971, retorna a TV Tupi. Na emissora, também atua em diversas novelas, como: O Preço de Um Homem (1971), Rosa-dos-ventos (1973), Divinas & Maravilhosas (1973), Meu Rico Português (1975), A Viagem (1975), Papai Coração (1976), Aritana (1978), e João Brasileiro, o Bom Baiano (1978).

 

TV Bandeirantes


Em 1980, entra para a TV Bandeirantes. Na emissora, atua nas novelas: Um Homem Muito Especial (1980), e Os Adolescentes (1981).

 

TV Cultura


Um tempo depois, entrou na TV Cultura, aonde fez as novelas: Partidas Dobradas (1981), Casa de Pensão (1982), e Iaiá Garcia (1982).
 

SBT


Posteriormente, ingressa no SBT, aonde atua em diversas novelas, como: Conflito (1982), A Ponte do Amor (1983), Anjo Maldito (1983), Meus Filhos, Minha Vida (1984), e Brasileiras e Brasileiros (1990).
 

Rede Globo


N Rede Globo, esteve na novela: Cara e Coroa (1995).

 

CNT Gazeta

 

No ano seguinte, participa da novela Irmã Catarina (1996), na Gazeta, antiga CNT Gazeta.

 

Rede Globo

 

De volta a Rede Globo, participa da série: Você Decide (1997).

 

Rede Record

 

Logo em seguida, atua na minisséries da Rede Record: O Olho da Terra (1997).

 

SBT

 

Em 2002, retorna ao SBT depois de 12 anos, e atua na novela Marisol (2002).

 

TV Cultura

 

De volta a Cultura, participou do projeto de exibir comedias teatrais, chamado Senta Que Lá Vem Comédia (2005).

 

Rede Globo

 

Arlete Montenegro (2009)

 

De volta a Rede Globo, atua nas novelas: Páginas da Vida (2006), e O Profeta (2006).
 
Cinema
 

Arlete Montenegro em O Conto do Vigário (1976)


Arlete também fez cinema. Atuou nos filmes: O Conto do Vigário (1976), Meus Homens, Meus Amores (1978), Palácio de Vênus (1980), Um Homem Muito Especial (1980), O Sexo Nosso de Cada Dia (1981), Prazeres Permitidos (1981), Tessa, a Gata e As Safadas (1982), Tudo na Cama é Sexo (1983), Sua Única Arma (1983), Júlia e Os Pôneis (1987), e E A Vida Continua... (2012).


Teatro

 

Arlete Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri e Benvindo Siqueira na peça Você Tem Medo do Ridículo, Clark Gable? (2005)

 

No teatro, começou por volta de 1960. Ela estreou em peças como: Senhora (1971), Essa Gente Incrível (1981), ao lado de Eva Todor, El Dia Em Que Me Quieras (1994), ao lado de Miriam Mehler, Descalços no Parque (1995), Pérola (1996), Você Tem Medo do Ridículo, Clark Gable? (2005), ao lado de Gianfrancesco Guarnieri para o programa Senta Que Lá Vem Comédia Da TV Cultura, entre outras.

 

Vida Pessoal

 

Em sua vida pessoal, Arlete foi casa na década de 1950, com Duílio. Com o falecimento do marido, ela entrou em depressão e largou a TV e o Teatro por algum tempo. Nessa ocasião, morava com a amiga e rádioatriz Sônia Moreira, que a ajudou muito. Pouco tempo depois entrou para a dublagem, o que a ajudou a se reerguer.

 

Dublagem


Na dublagem Arlete Montenegro entrou por volta de 1958/59 na Odil Phono Brasil. No início, dublava apenas para o cinema nacional, mas posteriormente começou a dublar em séries para a TV. Na mesma época, também ingressou na GravaSon. Passou alguns anos na AIC. Arlete passou por todos os estúdios paulistas, entre eles Marshmellow, BKS, Parisi Vídeo, Álamo, e Dubla Vídeo.

 

Helen Mirren


Entre seus trabalhos, estão principalmente os feitos em filmes, como Martha Wilson interpretada por Betty White em Denis - O Pimentinha Ataca Novamente, Grace Winterbourne interpretada por Shirley MacLaine em Amor Por Acidente, Martha Baring interpretada por Jessica Lange em Segredo de Sangue, Biancarrolli interpretada por Jane Ferrar em O Fantasma da Ópera (1943), Sra. Crabtree interpretada por Daryl Hannah na 1ª Dublagem de Os Batutinhas, Valdine Wingfield interpretada por Sally Field em Diga Que Não é Verdade, Fayette Newsome interpretada por Mary Liboiron em O Segredo de Brokeback Mountain, Placida interpretada por Alice Krige em Átila - O Huno, Condessa Kuchinska interpretada por Lila Kedrova em Cortina Rasgada. Alem das atrizes Meryl Streep em Ao Entardecer e O Diabo Veste Prada, Helen Mirren em A Rainha e Coração de Tinta, Catherine Deneuve em 8 Mulheres e Dançando no Escuro, Vanessa Redgrave em A Promessa e De Bem Com a Vida, Brenda Blethyn na 1ª Dublagem de Convenção das Bruxas, Meu Namorado Pumpkin e Tudo em Família (2001), Lynn Redgrave em Fronteira de Liberdade e Spider - Desafie Sua Mente, Grace Zabriskie em Brinquedo Assassino 2 e The Glow - Energia Vital, Caroline Aaron em De Que Planeta Você Veio? e Edwards Mãos de Tesoura, Holland Taylor em Legalmente Loira e Tenha Fé, entre outros.

 

Yvonne DeCarlo


Em séries, fez Diane Evans interpretada por Mary Allen Trainor em Roswell, Lynda Hansen interpretada por Concetta Tomei em Providence, Juiza Biotch interpretada por Caroline Aaron em Ugly Betty, Martha Logan interpretada por Jean Smart e Lynne Kresge interpretada por Michelle Forbes em 24 Horas, Honey Bernstein-Flynn interpretada por Dyan Cannon em Três Irmãs, Katherine Forman "Kitty" interpretada por Debra Jo Rupp em De Volta Aos Anos 70, Madame Durwin interpretada por Tomoko Ishihara em Cybercops, Os Policias do Futuro, Lily Monstro interpretada por Yvonne DeCarlo na ultima dublagem, feito na Master Sound de Os Monstros, entre outros.

 

Puff em Bob Esponja


Em desenhos, fez muitas participações em animes, como Karmesait em Sailor Moon R, Ikuko Tsukino em Sailor Moon S e Sailor Moon Super S, Sailor Galáxia em Sailor Moon Stars, Mãe do Jinenji em Inuyasha, Pixie em Monster Rancher, Madame Sulliman no longa-metragem O Castelo Animado, Senhora Puff em Bob Esponja, Avó em Pestinha e Feroz, Mala na versão dos anos 90 de Super Homem, Eleanor em W.i.t.c.h., Urânia em Jem e Os Hologramas, entre outros.


Em novelas, foi a voz de Mercedes Salazar interpretada por Isabel Moreno em Gata Selvagem, entre outros.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Brenda Blethyn em Convenção das Bruxas (1ª Dublagem), Meu Namorado Pumpkin, e Tudo em Família (2001)

- Caroline Aaron em De Que Planeta Você Veio?, e Edwards Mãos de Tesoura

- Lynn Redgrave em Fronteira de Liberdade, e Spider - Desafie Sua Mente
- Grace Zabriskie em Brinquedo Assassino 2, e The Glow - Energia Vital
- Vanessa Redgrave em A Promessa, e De Bem Com a Vida

- Catherine Deneuve em 8 Mulheres, e Dançando no Escuro

- Meryl Streep em Ao Entardecer, e O Diabo Veste Prada
- Helen Mirren em A Rainha, e Coração de Tinta
- Arletty (Verida Evans) em Transamérica
- Holland Taylor em Legalmente Loira e Tenha Fé
- Fayette Newsome (Mary Liboiron) em O Segredo de Brokeback Mountain
- Placida (Alice Krige) em Átila - O Huno
- Sonya (Lin Shaye) em O Cruzeiro das Loucas
- Mãe de Rosa (Rosa María Sardà) em Tudo Sobre Minha Mãe
- Judy (Patricia Clarkson) em Vicky Cristina Barcelona
- Brenda Geck (Kirstie Alley em Pecados em Família
- Liz Franks (Joanna Lumley) em Estranha Amizade
- Sra. Burke (Grayce Mills) em Vale da Vingança
- Biancarrolli (Jane Ferrar) em O Fantasma da Ópera (1943)
- Sra. Crabtree (Daryl Hannah) em Os Batutinhas (1ª Dublagem)
- Valdine Wingfield (Sally Field) em Diga Que Não é Verdade
- Charlotte Cobb (Lily Tomlin) em Correndo Atrás do Diploma
- Laura Kinney (Andie MacDowell) em Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias
- Regina Jackson) (Kathy Bates) em O Dia Em Que a Terra Parou (2008)
- Winifred Sanderson "Winnie" (Bette Midler) em Abracadabra (2ª Dublagem)
- Olympia Chavez (April Clough) em Eu, Você e Os Outros
- Beverly Connelly (Shirley Knight) em Melhor é Impossível
- Martha Baring (Jessica Lange) em Segredo de Sangue
- Catherine Frazier (Candice Bergen) em Mulheres - O Sexo Forte
- Mary (Louise Lasser) em O Hábito Faz o Monge
- Hooper (Linda Hunt) em Ela é o Diabo
- Margo Lane (Penelope Ann Miller) em O Sombra
- Grace Winterbourne (Shirley MacLaine) em Amor Por Acidente
- Stella Baines (Lee McCain) em De Volta Para o Futuro (1ª Dublagem)
- Sra. Durrell (Imelda Staunton) em Minha Família e Outros Bichos
- Trudy Newman (Julie Kavner) em Click
- Martha Wilson (Betty White) em Denis - O Pimentinha Ataca Novamente
- Eleanor Hewett (Penelope Wilton) em Match Point - Ponto Final
- Sra. Harriet Belinda Hubbard (Lauren Bacall) em Assassinato no Expresso Oriente
- Hannah (Gena Rowlands) em Corações Apaixonados
- Anne Cunningham (Tyne Daly) em Amor à Paisana
- Dolores Addams (Diane Delano) em O Retorno da Família Addams (2ª Dublagem)
- Diane Evans (Mary Allen Trainor) em Roswell
- Francine (Bibi Anderson) em Aeroporto 80 - O Concorde
- Isabel (Mimi Kuzyk) em Gritos do Além
- Cynthia (Octavia Spencer) em Nunca Fui Beijada
- Blair (Angie Dickinson) em Duets - Vem Cantar Comigo
- Tia Eva (Louise Fletcher) em Matemática do Diabo
- Esther Stevenson (Jane Alexander) em Banquete do Amor
- Lisa (Kelly LeBrock) em Mulher Nota 1000
- Lynda Hansen (Concetta Tomei) em Providence
- Cesca Camonte (Ann Dvorak) em Scarface a Vergonha de Uma Nação
- Ellie Silverstein (Lois Smith) em Segunda Chance
- Rosy Labouche (Joanne Dru) em Super Snooper - Um Tira Genial
- Professora (Nancy Lenehan) em Entre a Cozinha e o Estádio
- Dominique (Dominique Michel) em As Invasões Bárbaras
- Vivian Perry (Cicely Tyson) em Rompendo Correntes
- Charlene (Jane Curtin) em O Guardião: Em Busca da Lança Sagrada
- Glenda (Celia Weston) em Como Perder Um Homem Em 10 Dias
- Sherry Bailey (Patti LuPone) em Deu a Louca nos Astros
- Nell Grayson (June Lockhart) em Nossa Querida Babá - O Conto de Fadas Continua
- Condessa Kuchinska (Lila Kedrova) em Cortina Rasgada

 

Séries

 

- Lily Monstro (Yvonne DeCarlo) em Os Monstros (Master Sound)
- Madame Durwin (Tomoko Ishihara) em Cybercops, Os Policias do Futuro

- Katherine Forman "Kitty" (Debra Jo Rupp) em De Volta Aos Anos 70

- Martha Logan (Jean Smart) e Lynne Kresge (Michelle Forbes) em 24 Horas
- Honey Bernstein-Flynn (Dyan Cannon) em Três Irmãs

- Juiza Biotch (Caroline Aaron) em Ugly Betty

 

Desenhos

 

- Mãe do Jinenji em Inuyasha
- Madame Sulliman em O Castelo Animado (Longa-Metragem)

- Karmesait em Sailor Moon R
- Ikuko Tsukino em Sailor Moon S e Sailor Moon Super S
- Sailor Galáxia em Sailor Moon Stars
- Avó em Pestinha e Feroz
- Mala em Super Homem (Anos de 1990)
- Eleanor em W.I.T.C.H.
- Urânia em Jem e Os Hologramas

- Sra. Puff em Bob Esponja

- Pixie em Monster Rancher

 

Novelas

 
- Mercedes Salazar (Isabel Moreno) em Gata Selvagem

 

Fontes: Diário da Noite, Dublanet, Acervo Pessoal, O Governador, Imprensa Oficial.