Dubladores

Arquimedes Pires


Arquivo de Som:

 
Daniel Boone (Fess Parker) (primeira voz) em Daniel Boone


 
Biografia:

 
Arquimedes Pires foi um dublador Paulistano.
 

Início

 
Arquimedes Estrázulas Pires nasceu em 1946 em Palmas, no Paraná. Entrou para o teatro na adolescência e depois foi para o rádio em 1963.

 

TV Excelsior - São Paulo

 

Em 1967 foi para São Paulo, aonde trabalhou na TV Excelsior, na novela A Muralha (1967).

 

Paginas de Jornal sobre a novela A Muralha, de 1968


Dublagem

 

Fess Parker em Daniel Boone

 

Na dublagem entrou em 1967, ainda quando trabalhava na TV Excelsior. Foi convidado por Rita Cleós e Magno Marino, que trabalhavam com ele na novela A Muralha, para fazer um teste na AIC. Arquimedes fez o teste para o personagem Daniel Boone e passou, fazendo desde então uma carreira de sucesso na dublagem.


Alem de Daniel Boone, Arquimedes fez algumas participações em séries da época, como Terra de Gigantes, Jornada Nas Estrelas, A Feiticeiras, Viagem Ao Fundo do Mar, Lancer, Shane, Agente 86, entre outros.

 

Charlton Heston

 

Também dublou atores, como Troy Donahue, Herbert Lom, Michael Ansara, e George Kennedy, mas foi dublando Charlton Heston que se sobressaiu. Dublou diversos filmes dele na AIC, e posteriormente na BKS. Entre eles, temos Agonia e Êxtase, El Cid, Heróis Não Se Entregam, Nairobi Affair, e Pânico na Multidão.

 

Arquimedes também trabalhou na empresa de dublagem Odil Fono Brasil.

 

Quando a crise da AIC piorou, por volta de 1971/72, Arquimedes se retira na empresa e da dublagem, e segue a carreira de engenheiro. Anos mais tarde, por volta de final dos anos de 1970, início dos anos de 1980, retorna a AIC, agora chamada BKS, aonde dubla esporadicamente. Se afasta definitivamente da dublagem um tempo depois.

 

Engenharia

 

Após se afastar da dublagem no início dos anos de 1970, segue carreira como engenheiro, na qual já tinha uma formação técnica, e entra para a empresa Techint, aonde fica 8 anos. Posteriormente, reinicia seus estudos de engenharia. Em sua carreira, viajou o Brasil, e para outros países.

 
Trabalhos:

 

Filmes


- Charlton Heston em Agonia e Êxtase, El Cid, Heróis Não Se Entregam, Nairobi Affair, e Pânico na Multidão

- George Vird (Cameron Mitchell) em Terra do Inferno

 

Séries


- Daniel Boone (Fess Parker) (primeira voz) em Daniel Boone

 

Fontes: Arquimedes Pires, Comunidade AIC - Dublagem Com Arte, Universo AIC, Dublanet.