Dubladores

Carlos Seidl


Arquivo de Som:

 
Seu Madruga (Ramón Valdés) em Chaves


 
Biografia:

 
Carlos Seidl é um dublador Carioca.

 

Carlos Alberto Seidl nasceu em 8 de Fevereiro de 1948, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Teatro

 

Carlos Seidl em uma peça em 2005

 

Começou a carreira como ator no teatro em 1968, em São Paulo. Entre as peças em que atuou, estão mais de 30 peças no eixo Rio-São Paulo.

 

Entre as peças feitas em São Paulo, entre outras, temos: Por Mares Nunca de Antes Navegados - Elegia a Camões (1972), ao lado de Paulo César Pereio, e Fábio Sabag, Swing - A Troca de Casais (1982-83), ao lado de Euthnéa de Moraes, e Walter Cruz, entre outras.

 

Wallace Meirelles, Carla Nascimento e Carlos Seidl em Além da Vida (2000)

 

Já entre as peças feitas no Rio de Janeiro, entre outras, estão: Ladrão Que Rouba Ladrão (1987-88), ao lado de Herson Capri, Uma Cama Para Quatro (1989), de Older Cazarré, e direção de Olney Cazarré, Artista, Louco e Cachaça Em Todo Lugar Se Acha (1992), ao lado de Anilza Leoni, Foi Bom, Meu Bem? (1993-94), Uma Banana Incomoda Muita Gente (1996), de Mariângela Cantú, ao lado de Marco Ribeiro, Além da Vida (2000), ao lado de Mateus Nachtergaele, Paulo José, Otávio Augusto, e outros, Inês (2005-06), e Vale Coxinha (2009).

 

TV Tupi

 

Na TV Tupi teve uma breve passagem, aonde atuou no programa infantil A Ilha dos Bonecos (1977-78), aonde fazia a voz dos personagens onça Bafafá, e sapo mestre Esopo.

 

Rede Globo

 

Na época que já trabalhava em dublagem no Rio de Janeiro, começou a participar em produções na emissora, como na minissérie: Desejo (1990); e em séries, como: Você Decide, em episódios como O Transplante (1994), e Anjo Vingador (1994), e em Por Toda a Minha Vida, no episódio Claudinho e Bochecha (2009).

 

Carlos Seidl em Paraíso Tropical (2007)

 

Em novelas na emissora, esteve em: A Próxima Vítima (1995), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007), e Viver a Vida (2009).

 

Rede Record

 

Na Rede Record, esteve na série: Lei e o Crime (2009).

 

Multishow

 

Narrador da série Adorável Psicose(2010-13)

 

Em 2010, foi o narrador da série humorística: Adorável Psicose (2010-13); no canal Multishow.

 

Rede Globo

 

Em 2011, retorna à Rede Globo, na novela: Insensato Coração (2011).

 

Rede Record

 

Posteriormente, retorna à Rede Record, aonde participa das séries: Máscaras (2012), e Pecado Mortal (2013).

 

Cinema

 

Ato de Violência, de 1980

 

No cinema, atuou nos filmes: Ato de Violência (1980), Uma Folha Que Cai (2003), e Birizon (2010).

 

Dublagem

 

Ramon Valdez, o Seu Madruga

 

Na dublagem, entrou em 1968, quando estava atuando no teatro, e foi visto pelo diretor de dublagem Older Cazarré, que o convidou para trabalhar na AIC. Em 1978, vai para o Núcleo de Dublagem da TVS trabalhar na prestadora Com-Arte. Posteriormente, ingressa, também no núcleo, nas prestadoras Elenco e Maga. Na Maga, entre tantos personagens, fez aquele que o consagraria na profissão: Seu Madruga no seriado Chaves.

 

No início dos anos de 1980, montou uma empresa junto à Antônio Carlos Alvim Coelho, chamada S&C Produções Artísticas, a qual trabalhava com vários tipos de produtos artísticos, entre eles também a dublagem. Em 1985 se retira de São Paulo para seguir carreira no teatro e televisão, deixando sua empresa nas mãos de Antônio Carlos.

 

Homenagem feita por Akira à Carlos Seidl

 

Também entra na dublagem carioca, atuando nas empresas Herbert Richers e VTI. Eventualmente vinha à São Paulo, quando o mesmo era chamado para dublar no seriado Chaves. Isso ocorreu até 1989, quando a dublagem da série termina.

 

Marcelo Gastaldi e Carlos Seidl em Feroz e Mau-Mau

 

No início dos anos de 1990, Marcelo Gastaldi teve a idéia de criar uma série inspirada em Chapolin e Chaves, chamada Feroz e Mau-Mau. Para isso, convidou o amigo Carlos Seidl para atuar com ele na série. O programa infelizmente não foi de interesse para o SBT, mas um episódio piloto chegou a ser produzido, o que muitos anos mais tarde cai nas mãos dos fãs por intermédia da família de Gastaldi que guardava esse trabalho.

 

Direção de Dublagem de Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais

 

Nos anos de 1990, se torna diretor de dublagem na Herbert Richers. Entre as produções que dirigiu na empresa, estão primeiramente as novelas, como: Alegrifes e Rabujos, Camila, Carinha de Anjo, A Outra, Por Teu Amor, Primeiro Amor...a Mil Por Hora, e Viva As Crianças - Carrossel 2, os filmes: A Feiticeira, American Pie 3, O Outro Nome do Jogo, O Demolidor, A Filha do Chefe, Assassinos Por Natureza, Dragão Vermelho, Lendas da Vida, O Último Show das Louras Explosivas, Sapatos Vermelhos, Johnny Bom de Transa, e as séries dirigiu: Lei e Ordem, Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais, Alias Codinome: Perigo. Entre outros.

 

William H. Macy

 

Em suas dublagens, estão em seus atores mais dublados em filmes os seguintes Fred Ward, Dan Hedaya, Anthony Daniels, William H. Macy, Jefrey Tambor, Denis O'Hare, John Glover, entre outros. Alem disso, temos personagens em filmes, como Gomez Addams interpretado por Tim Curry em O Retorno da Família Addams, Russ Thompson interpretado por Matt Frewer em Querida, Encolhi As Crianças, Dan Truman interpretado por Billy Bob Thornton em Armageddon, Max interpretado por Greg Cruttwell em George O Rei da Floresta, entre outros.

 

John Glover em Smallville

 

Em series, temos as suas maiores atuações, como Lionel Luthor interpretado por John Glover em Smallville, a segunda voz de Perry White interpretado por Lane Smith, substituindo Paulo Pinheiro que faleceu, em Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman, a terceira voz do Diretor-Assistente Walter Skinner interpretado por Mitch Pileggi em Arquivo-X, Detective Lennie Briscoe interpretado por Jerry Orbach em Lei e Ordem, Fred Yokas interpretado por Chris Bauer em Third Watch, Javier Stage interpretado por Fred Willard em Felicity, Engenheiro Montgomey Scott interpretado por James Doohan na 2ª Dublagem de Jornada nas Estrelas, a segunda voz de Nat Bussichio interpretado por Joe E. Tata em Barrados no Baile, Tenente Tom Stillman interpretado por John Finn em Arquivo Morto, Fred Yokas interpretado por Chris Bauer em Parceiros da Vida, Doutor Gori  dublado originalmente por Kyoshi Kobayashi em Spectreman, Chefe Jake McKenna interpretado por George Buza em Querida, Encolhi As Crianças, Ramon Valdés interpretando Seu Madruga em Chaves, e interpretando personagens como Tripa Seca, Pistoleiro Veloz, Pirata Alma Negra, Racha Cuca, Mão Negra, Mefistófeles, entre outros em Chapolin.

 

Sergio Goyri

 

Em novelas, também teve muitas participações, como os atores Sergio Goyri em Menina Amada Minha, Rubi e Sigo Te Amando, Alfonso Iturralde em A Outra e Marimar, Dr. Jorge Latorre interpretado por Manuel Busquets em Café com Aroma de Mulher, entre outros.

 

Cientista Irado em Sheep na Cidade Grande

 

Em desenhos, também teve boas participações, como Axel em Tazmania, Doutor Lelé em O Novo Pica-Pau, Major Francis Monograma em Phineas e Ferb, Doyle em O Máskara, Nergal em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, Horácio no longa-metragem 101 Dálmatas, Sargento em Toy Story, Toy Story 2 e Toy Story 3, Pops em Johnny Bravo, Pai do Dexter em O Laboratório de Dexter, Schroeder na 1ª Dublagem de Snoopy, Cientista Irado em Sheep na Cidade Grande, O palhaço Krusty e Smithers em alguns capítulos em Os Simpsons, entre outros.

 

No início dos anos de 2010, transfere-se para São Paulo para trabalhar com dublagem e TV.

 

Carlos Villagrán e Carlos Seidl (2014)

 

Em 2014, Carlos recebeu um convite inédito na vida de um dublador: interpretar no palco o personagem que dubla. Esse convite surgiu de Carlos Villagrán, ator mexicano que deu vida a Quico, no seriado Chaves. A proposta era Carlos interpretar o Seu Madruga, ao lado de Villagrán que interpretava o Quico. O show foi único, mas foi um marco na vida do ator. A apresentação foi realizada em São Paulo.

 

Trabalhos:

 

Filmes

 

- Jefrey Tambor em A Filha do Chefe, Inimigos para Sempre, O Primeiro Mentiroso, Paul - O Alien Fugitivo, Pesos Pesados e Tentação Fatal
- William H. Macy em Boogie Nights - Prazer Sem Limites, Fantasmas do Passado, Fargo, Happy Texas, Magnólia e Por Água Abaixo
- Fred Ward em Ao Vivo de Bagdá, Corra que a Polícia vem Aí 33/3: O Insulto Final e Doce Lar
- John Glover em Batman e Robin, Brimstone, Os Fantasmas Contra Atacam, e O Troco
- Denis O'Hare em A Legião Perdida, A Troca e Milk - A Voz da Igualdade
- Dan Hedaya em As Filhas de Marvin, Daylight e Hurricane - O Furacão
- Anthony Daniels em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (DVD), Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (DVD) e Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (DVD)
- Max (Greg Cruttwell) em George O Rei da Floresta
- Dan Truman (Billy Bob Thornton) em Armageddon
- Russ Thompson (Matt Frewer) em Querida, Encolhi As Crianças
- Ele Mesmo (Larry King) em Mulheres Perfeitas
- Gomez Addams (Tim Curry) em O Retorno da Família Addams

 

Séries

 

- Ramón Valdés em Chaves, e Chapolin

- Comandante Sawai Souichirou (Tamio Kawachi) em Ultraman Tiga

- Chefe Jake McKenna (George Buza) em Querida, Encolhi As Crianças

- Perry White (Lane Smith) (segunda voz) em Lois e Clark - As Novas Aventuras do Superman

- Senhor Tartaruga (não encontrado) em A Família Dinossauro

- Lionel Luthor (John Glover) em Smallville - As Aventuras do Superboy

- Diretor-Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi) (terceira voz) em Arquivo-X

- Detective Lennie Briscoe (Jerry Orbach) em Lei e Ordem

- Engenheiro Montgomey Scott (James Doohan) em Jornada nas Estrelas (2ª Dublagem)

- Fred Yokas (Chris Bauer) em Third Watch

- Javier Stage (Fred Willard) em Felicity
- Nat Bussichio (Joe E. Tata) (segunda voz) em Barrados no Baile
- Tenente Tom Stillman (John Finn) em Arquivo Morto

- Fred Yokas (Chris Bauer) em Parceiros da Vida

- Jerry Stage (Fred Willard) em Os Pesadelos de Molly
- Doutor Gori (voz) (Kyoshi Kobayashi) em Spectreman

 

Desenhos

 

- Schroeder em Snoopy (MAGA)

- Cientista Irado em Sheep na Cidade Grande

- Krusty e Smithers (em alguns capítulos) em Os Simpsons

- Pai do Dexter em O Laboratório de Dexter

- Horácio em 101 Dálmatas (Longa-Metragem)

- Sargento em Toy Story, Toy Story 2, e Toy Story 3

- Pops em Johnny Bravo

- Nergal em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy
- Doutor Lelé em O Novo Pica-Pau

- Major Francis Monograma em Phineas e Ferb

- Doyle em O Máskara

- Duane em Kissyfur

- Azmuth e Bellicus em Ben 10: Força Alienígena e Ben 10: Supremacia Alienígena

- Príncipe Achmed em Aladdin (Longa-Metragem)
- Professor Xavier (segunda voz) em X-Men

- Axel em Tazmania
- Kickback em Transformers

- Aquiles em Hércules - A Série Animada

- Seu Madruga (primeira voz) em Chaves - Série Animada

 

Novelas

 

- Sergio Goyri em Menina Amada Minha, Rubi, e Sigo Te Amando

- Alfonso Iturralde em A Outra, e Marimar

- Dr. Jorge Latorre (Manuel Busquets) em Café com Aroma de Mulher

 

Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Filmes

 

- A Feiticeira

- American Pie 3

- O Outro Nome do Jogo

- O Demolidor

- A Filha do Chefe

- Assassinos Por Natureza

- Dragão Vermelho

- Lendas da Vida

- O Último Show das Louras Explosivas

- Sapatos Vermelhos

- Johnny Bom de Transa

 

Séries

 

- Lei e Ordem

- Lei e Ordem - Unidade de Vítimas Especiais

- Alias Codinome: Perigo

 

Novelas

 

- Alegrifes e Rabujos

- Camila

- Carinha de Anjo

- A Outra

- Por Teu Amor

- Primeiro Amor...a Mil Por Hora

- Viva As Crianças - Carrossel 2

 

Fontes: Tony Cinegrafista, Acervo Pessoal, Dublanet, Todo Teatro Carioca, Wikipédia, Fórum Chespirito, Chaves Web, UOL Entretenimento, O Teatro Adulto na Cidade de São Paulo na Década de 1980, Jornal do Brasil.