Dubladores

César Leitão


Arquivo de Som:

 
Edgar Vivar em Clube do Chaves


 
Biografia:

 
César Leitão foi um dublador Paulistano.

 

Início

 

Joaquim Leitão nasceu em 12 de Janeiro de 1929 em Cantanhede, Portugal. Migrou com a família para o Brasil em 1939, por conta da segunda guerra mundial.

 

Rádio São Paulo

 

Na década de 1950, ingressou no rádio pela Rádio São Paulo. Na ocasião, foi recebido por Urbano Reis, diretor artístico da emissora, que mudou o nome de Joaquim para César.

 

Na emissora, primeiramente foi contra-regras, inclusive lhe rendendo um prêmio em 1957 pela Revista do Rádio como melhor contra-regras, ao lado de Benito de Nardo, que ganhou como sonoplasta. Benito esteve com César anos depois trabalhando na AIC.

 

Rádio Piratininga

 

Por volta de 1959, vai para a Rádio Piratininga, aonde atua por algum tempo.

 

Rádio Marconi

 

Nos anos de 1960, vai para a Rádio Marconi, trabalhando com o também sonoplasta Benito de Nardo.

 

Vidal Pessoal

 

César se casou em meados dos anos de 1950, com dona Flausina Leitão. Seu primeiro filho nasceu em 1959, chamado Alexandre Leitão. Alguns anos depois, nasceu Eduardo Leitão, que falecera cedo.

 

Dublagem

 

Joe em Os Três Patetas

 

Na dublagem, ingressou por volta de 1965 na AIC. Na empresa, fazia algumas pontas em episódios e filmes da dupla Gordo e o Magro, até o dia que surgiu o personagem Joe em Os Três Patetas. César dublou todos os episódios da série. No final dos anos de 1960, se afasta dublagem, reaparecendo anos depois esporadicamente na Álamo.

 

César entra por volta de final dos anos de 1960 na distribuidora CBS Filmes do Brasil. Acreditamos que tenha surgido na dublagem, por seu trabalho na distribuidora, mas não há certeza nisso. Provavelmente tenha surgido na dublagem por conta de seu trabalho no rádio. Trabalhou na CBS por 30 anos.

 

Também foi publicitário na empresa Multi-Propagandas.

 

Em 1983, se formou em direito, e começou a atuar na área jurídica. Aliou esse trabalho, ao da CBS, e ao de dublagem.

 

Nos final dos anos de 1980, volta mais fortemente a dublagem. Começa atuando principalmente na Megassom, e posteriormente passa pela Master Sound, Álamo, Bks, Clone, Marshmellow, Parisi Vídeo, e outras.

 

Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby

 

Seus personagens, primeiramente estão nos desenhos, como Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby, Patriarca de Namekusei em Dragon Ball Z, a primeira voz de Brian Griffin em Uma Família da Pesada, Herb em Darkwing Duck, entre muitos outros.

 

Em séries, além de Joe em Os Três Patetas, também foi a voz dos personagens de Edgar Vivar no Clube do Chaves, que no caso é a segunda dublagem do programa Chespirito, e o Inspetor Toragoru interpretado por Shinichi Satou em Esquadrão Especial Winspector, além de participações na série Kamen Rider Black RX, entre outros.

 

Em filmes, fez a voz de alguns atores, como Jack Elam em Comando Suburbano, e na segunda dublagem de Matar ou Morrer, M. Emmet Walsh em Destino Cruzados, e na segunda dublagem de Tempo de Matar, Robert Duvall em O Apóstolo, e na segunda dublagem de A Qualquer Preço, entre outros.

 

Chegou também a ser diretor de dublagem na Gota Mágica, aonde entre outros, dirigiu cerca de 50 episódios do Clube do Chaves, ao lado de Osmiro Campos, e Mário Lúcio de Freitas.

 

Falecimento

 

Veio a falecer no dia 11 de Agosto de 2000, aos 71 anos de idade, vítima de um infarto fulminante em sua casa, aonde residia desde 1949. A foto que ilustra a página dele, foi tirada 1 dia antes de sua morte.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Jack Elam em Comando Suburbano, Matar ou Morrer (2ª Dublagem)
- M. Emmet Walsh em Destino Cruzados, Tempo de Matar (2ª Dublagem)
- Robert Duvall em O Apóstolo, A Qualquer Preço (2ª Dublagem)
- William Donohue (James Cromwell) em Queima de Arquivo (2ª Dublagem)
- Tony Two-Toes (Joe Viterelli) em Queima de Arquivo

- Piloto (Jack Black) em Waterworld - O Segredo das Águas

 

Séries

 

- Joe (Joe Besser) em Os Três Patetas
- Botijão, Nhonho (Edgar Vivar) em Clube do Chaves
- Inspetor Toragoru (Shinichi Satou) em Esquadrão Especial Winspector

 

Desenhos


- Pai do Dennis em Pestinha e Feroz
- Herb em Darkwing Duck
- George Wolfe (primeira voz) em A Vida Moderna de Rocko
- Patriarca de Namekusei em Dragon Ball Z
- Louis Kalhern Pickles II "Vovô Lou" (segunda voz) em Rugrats - Os Anjinhos
- Sr. Hyunh (primeira voz) em Hey Arnold!
- Tenente Daniel Turpin "Terrível" (primeira voz) em Super-Homem - A Série Animada
- Tio Ted em O Fantástico Mundo de Bobby
- Brian Griffin (primera voz) em Uma Família da Pesada

 

Trabalhos de Direção de Dublagem:

 

Séries


- Clube do Chaves (50 episódios)


Fontes: Acervo Pessoal, Osmiro Campos, Dublanet, Universo AIC, JusBrasil, Augusto Bisson, IMDB, Cartoon HD, The Grandstooges.