Dubladores

Hélio Alves


Arquivo de Som:

 
Igor em Don Drácula


 
Biografia:

 
Helio Alves foi um dublador Carioca.

 

Hélio começou a carreira no rádio como locutor. Também atuou nas emissoras pela qual passou como rádioator.

 

Rádio Roquette Pinto

 

Uma das rádios por onde passou está a Rádio Roquette Pinto, aonde esteve por volta de 1954.

 

Rádio Ministério da Educação

 

Algum tempo depois, ingressou na Rádio Ministério da Educação.

 

Na emissora, atuou em programas, como: Em Poucas Palavras (1959), dirigido por Allan Lima, ao lado de Selma de Alencar, Célia Morais, Orlando Prado, e Jefferson Duarte, e Mulheres Inesquecíveis (1960), ao lado de Selma de Alencar, aonde fazia a locução.

 

Rádio Nacional

 

Nos anos de 1960, esteve na Rádio Nacional, aonde, entre outros atuou na novela: Vende-Se Um Véu de Noiva (1966), de Janete Clair, ao lado de Dulce Martins, Carlos Marques, Ênio Santos, Carmen Sheila e outros.

 

Dublagem
 
Na dublagem, Hélio ingressou por volta de início dos anos de 1970 na CineCastro. Posteriormente foi para a Televox, aonde era muito atuante, e em seguida para a Telecine, na qual seguiu carreira por muitos anos.

 

Nos anos de 1980, dividiu trabalho entre a Telecine e a VTI. Nos anos de 1990, se tornou atuante na Delart, empresa na qual esteve até meados dos anos 2000.

 

Apesar de ter atuado em diversos momentos da dublagem, nunca esteve na Herbert Richers, empresa que foi a mais importante nas épocas em questão.

 

Há uma peculiaridade. Hélio tinha a voz um pouco parecida com a de Roberto Mendes, principalmente quando Roberto tinha mais idade.

 

Igor em Don Drácula

 

Personagens fixos chegou a fazer em dois desenhos. No primeiro ele fazia o assistente Igor, em Don Drácula, e no segundo fazia o editor Sam Grit em Goldie Gold.

 

Governador Sio Bibble

 

Em filmes, ficou conhecido por dar voz ao Governador Sio Bibble em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, e Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones.

 

Também deu voz a atores famosos, como Lee Van Cleef em Honra a Um Homem Mau, Ernest Borgnine na segunda dublagem de Vera Cruz, Toshiro Mifune na segunda dublagem de Grand Prix, entre outros.

 

Hélio já é falecido.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Governador Sio Bibble (Oliver Ford Davies) em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, e Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones

- Fat Jones (Lee Van Cleef) em Honra a Um Homem Mau

- Donnegan (Ernest Borgnine) em Vera Cruz (2ª Dublagem)

- Izo Yamura (Toshiro Mifune) em Grand Prix (1966 - 2ª Dublagem)

- Tenente Coronel Korn (Buck Henry) em Ardil-22 (1ª Dublagem)

- Tucker (Colin Gordon) em A Pantera Cor-de-Rosa (1963)

- Primo Edgar (Brian Doyle-Murray) em O Pequeno Stuart Little

- Prefeito Hubert (Hugh Gillin) em De Volta Para o Futuro III (Avião)

- Hisao Imada (Akira Takayama) em Neve Sobre os Cedros

- Juiz (John Dearman) em Julgamento Final

- Tio Frank (Gerry Bamman) em Esqueceram de Mim

 

Desenhos

 

- Igor em Don Drácula

- Sam Grit em Goldie Gold

- Omar (em 3 episódios) em Aladdin (Série)

 

Fontes: Walmir Barbosa, A História da Dublagem, John Ricardo Tesche, Eduardo K., Taz, Dublanet, Sociedade Jedi, Canal Eduardo Medina, Denilson Monteiro, Diário de Notícias, Diário Carioca, Revista do Rádio, Netoin!, Rodolfo Albiero, Guilherme Briggs, Vanderlei Oliveira.