Dubladores

Jorgeh Ramos


Arquivo de Som:

 
Narração em Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos Defensores de Atena (1ª Dublagem)


 
Biografia:

 
Jorgeh Ramos é um dublador Carioca.
 

Início


Jorge José Lopes Machado Ramos nasceu em 3 de Fevereiro de 1941 em Recife, Pernambuco.

 

Teatro

 

Começou a carreira no teatro aos 16 anos. Fez curso de arte dramática em Pernambuco, com uma equipe ligada à SBAT do Rio de Janeiro. Com essa equipe, montou 3 grupos de teatro amador, tendo com um deles excursionado à Bahia.

 

Nos anos de 1960, esteve na companhia Teatro de Equipe em Recife, aonde encenou a peça: O Estranho Caso do Homem Que Gostava de Mulher (1963), ao lado de Yara Lins e Glauce Bandeira.

 

Já no Rio de Janeiro, atuou em diversas peças. Entre elas: Trágico Acidente Destronou Teresa (1968), ao lado de Renata Sorrah, Waldir Fiori, Carlos Vereza, e outros, Poeira de Estrelas (1976), ao lado de Milton Gonçalves, Tônia Carreiro, Denis Carvalho, Mário Lago, Paulo Gracindo, e grande elenco, Hoje Não Tem Faxina (1977), O Dia da Caça (1978), Piaf (1984), ao lado de Bibi Ferreira, e Iris Bruzzi, A Nonna (1987-88), tradução de Glauco Laurelli, ao lado de Guilherme Correa, e Wanda Kosmo.

 

Jorgeh também foi escritor e diretor de peças de teatro, e em 2007, foi um dos fundadores do projeto chamado Centro Popular de Conspiração Gargarullo, aberto para todos os tipos de artes cênicas para ensinar e profissionalizar esses profissional. Este instituto localizava-se no interior do Rio de Janeiro.


TV Jornal do Comércio

 

Na TV, começou por volta de 1962/63 na TV Jornal do Comércio em Recife, Pernambuco.

 

Ingressou primeiramente nos teleteatros da emissora, que na época ainda eram feitos ao vivo. Entre eles, temos: As Árvores Morrem de Pé (1963).

 

Em seguida, começou a dirigir quadros na emissora, até passar a ser diretor de tele-teatro. Depois, virou produtor do Grande Tele-Teatro, que acontecia todas as sextas-feiras. Na emissora também era locutor.

 

Em Abril de 1964, deixa a emissora contratado por uma TV do Rio.

 

TVS Rio-São Paulo

 

Trabalha em TV no Rio, indo um tempo depois para São Paulo, com a mesma finalidade. Na época, acaba conhecendo a dublagem, e um tempo depois retorna para o Rio, aonde retoma o teatro, e segue firme na dublagem.

 

Cinema

 

Uma de suas narrações mais famosas, foram as narrações feitas para o cinema, anunciando os filmes de estréia, nos quais narrou desde o final dos anos de 1970, até 2014, repetindo a famosa frase: Sexta, nos cinemas.
 
Por sua voz marcada as estréia de cinema, era convidado para trabalhos relacionados a isso, como no filme: O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1987), aonde atuou como narrador.

 

Rádio

 

Em rádio, esteve na Rádio Manchete FM por volta de 1996. Provavelmente atuou em diversas outras emissoras de rádio, por conta de seu timbre forte, e sua ótima leitura.

 

Poeta

 

Jorgeh também era poeta, tendo lançado um livro com poesias, chamado Olhar de Tarde Cinza (1964), no dia 10 de Abril de 1964, na Livraria Pio XII, em Recife, Pernambuco.

 

Pintor

 

Jorgeh além da atuação, direção, produção e poesia, também era pintor, e tinha muita vontade, quando jovem, de expor seus quadros. Houve uma associação no Rio de Janeiro chamado AAP - Associação dos Artistas Plásticos, no qual o presidente tinha o mesmo nome de Jorgeh, mas não sabemos se trata-se de Jorgeh Ramos.
 

Cursos

 

Em 1996, deu aula de locução pela FM Brasil Cursos, ao lado da locutora Eleusa Mancini da Rádio Antena Um FM.

 

Dublagem

 

Alguns anos depois, foi tentar carreira em São Paulo, aonde permaneceu por alguns anos, indo posteriormente para o Rio de Janeiro. Já no Rio, começou a carreira de locutor a pedido de Carlos De La Riva na Peri Filmes.


Como dublador, começou por volta de 1966 quando estava em São Paulo fazendo TV. Trabalhou na extinta AIC, de 1966 à 1968, quando retorna para o Rio de Janeiro, para trabalhar com Teatro. No Rio, entrou para a TV Cinesom. Anos depois, ingressa na Peri Filmes como locutor, a pedido de Carlos De La Riva. É por essa época que começa a carreira de diretor de dublagem.

 

Entre as casas que Jorgeh mais dublou, estão Herbert Richers, Tecnisom, Delart, e Som de Vera Cruz.

 

Com o final da greve em 1978, Jorgeh nunca mais trabalha na Herbert Richers, dedicando-se aos outros estúdios de dublagem.

 

Jorgeh Ramos (1978)

 

Jorgeh foi um dos profissionais que mais defendeu a sua classe. Já no final dos anos de 1960, levantava a bandeira por melhores salários e condições de trabalhos. Na década de 1970, foi diretor da ASA - Associação de Atores em Dublagem, Cinema, Rádio, Televisão, Propaganda e Imprensa, e brigou pelos dubladores na greve de 1978. Na empresa, foi diretor até o final dos anos de 1980. Nos anos de 1980, virou presidente da SATED, que é o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões.

 

No início dos anos de 2000, fundou a empresa de dublagem Som de Vera Cruz, e alem de gerenciá-la, também trabalhava como diretor, narrador e dublador na mesma. Anos depois, a empresa mudou de dono.
 
Apesar de Jorgeh ter dividido sua vida entre escrever e dirigir peças, e locuções, também teve tempo para a dublagem, no qual também conseguiu ser atuante, tanto na direção, quanto na atuação.

 

Jafar e Scar


Entre suas dublagens, estão primeiramente os desenhos, como Zé Buscapé em A Arca do Zé Colméia, Grande Polegar em Grande Polegar: Detetive Particular, Dom Pixote em A Arca do Zé Colméia e Os Ho-Ho-Límpicos, Robert Hawkins em Super Choque, Frank Marlon em Trigun, Jafar em Aladdin (Série), Kawara Heitarou em Samurai Champloo, alem disso também fez muitos longas-metragens pra Disney como Scar em O Rei Leão, Jafar em Aladdin, Psiquiatra em A Bela e a Fera, Narrador dublado originalmente por Roscoe Lee Browne em Babe, O Porquinho Atrapalhado e Babe, O Porquinho Atrapalhado na Cidade, Rothbart em A Princesa Encantada, Rasputin em Anastásia, entre outros.
 

John Heard em Esqueceram de Mim


Em filmes, dublou Peter McCallister interpretado por John Heard em Esqueceram de Mim 1 e Esqueceram de Mim 2 - Perdido Em Nova York, Cardeal Richelieu interpretado por Tim Curry em Os Três Mosqueteiros, Exterminador interpretado por Arnold Scharzenegger na 1ª dublagem de O Exterminador do Futuro, George Banks interpretado por Steve Martin em O Pai da Noiva, Doutor Sam LiTVack interpretado por Steven Gilborn em Doutor Dolittle, Capitão Patrick Hendry interpretado por Kenneth Tobey em O Monstro do Ártico, Robert Deguerin interpretado por James Caan em Queima de Arquivo, Godefroy de Papincourt interpretadopor Jean Reno em Os Visitantes - Eles Não Nasceram Ontem, Isaak O'Day interpretado por Delroy Lindo em Romeu Tem Que Morrer, Anthony Bridewell interpretado por Tom Helmore em A Máquina do Tempo (1960), Frank W. Wead ainda novo interpretado por John Wayne em Asas de Águia, Jed Clampett interpretado por Jim Varney em A Família Buscapé, alem de ter feito o ator Gene Hackman em Julgamento Final e na 2ª Dublagem de Sem Saída, entre outros.

 

John Waltons em Os Waltons

 
Em séries, foi a primeira voz do Capitão Benjamin Franklin Pierce "Falcão" interpretado por Alan Alda em M.A.S.H., a primeira e mais constante voz de John Walton interpretado por Ralph Waite em Os Waltons, entre outros.

 

Jorgeh mudou-se em 2013 para Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para esperar na fila por um transplante de rim, por decorrência de uma insuficiência renal. Em sua casa, construiu um estúdio aonde fazia as narrações para o Cinema. Em 2014, descobriu um câncer, e lutava contra ele desde então.

 

Em Novembro de 2014, foi internado por conta de uma pneumonia devido a seu estado frágil de saúde, e veio a falecer em 30 de Novembro de 2014.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Gene Hackman em Julgamento Final, Sem Saída (2ª Dublagem), e Um Tiro Que Não Deu Certo

- Peter McCallister (John Heard) em Esqueceram de Mim 1 e Esqueceram de Mim 2 - Perdido Em Nova York
- Narrador (voz) (Roscoe Lee Browne) em Babe, O Porquinho Atrapalhado (Longa-Metragem), e Babe, O Porquinho Atrapalhado na Cidade (Longa-Metragem)
- Exterminador (Arnold Scharzenegger) em O Exterminador do Futuro (1ª Dublagem)
- George Banks (Steve Martin) em O Pai da Noiva
- Cardeal Richelieu (Tim Curry) em Os Três Mosqueteiros

- Jed Clampett (Jim Varney) em A Família Buscapé

- Frank W. Wead (John Wayne) em Asas de Águia
- Barrett (Leland Gantt) em Questão de Pele
- Anthony Bridewell (Tom Helmore) em A Máquina do Tempo (1960)
- Arthur Fleeber (Paul Benedict) em Um Novato na Máfia
- Rothbart em A Princesa Encantada (Longa-Metragem)
- Jack Stanfield (Harrison Ford) em Firewall - Segurança Em Risco
- Wade (Leon Rippy) em Malditas Aranhas
- Isaak O'Day (Delroy Lindo) em Romeu Tem Que Morrer
- Dirk (Jonathan Banks) em Flipper
- Godefroy de Papincourt (Jean Reno) em Os Visitantes - Eles Não Nasceram Ontem
- Robert Deguerin (James Caan) em Queima de Arquivo
- Bollingsworth (Tom Wilkinson) em Roubos e Trapaças
- Pedro (Harry Andrews) em Barrabás
- General Alfred Jodl (Richard Münch) em Patton - Rebelde Ou Herói?
- Tenente Mulvey (Jack Colvin) em Mais Forte Que a Vingança
- Dr. Sam LiTVack (Steven Gilborn) em Doutor Dolittle
- Capitão Patrick Hendry (Kenneth Tobey) em O Monstro do Ártico
- Xerife J.C. Connors (Ned Beatty) em Sob o Signo da Vingança
- Kogen (Tim O'Connor) em O Homem Cobra

 

Séries

 

- Robô B9 (Bob May) (segunda voz) em Perdidos no Espaço

- Capitão Benjamin Franklin Pierce "Falcão" (Alan Alda) (segunda voz) em M.A.S.H.

- Sr. John Walton (Ralph Waite) (primeira voz) em Os Waltons

- Steve Austin (Lee Majors) (primeira voz) em O Homem de Seis Milhões de Dólares

 

Desenhos

 
- Zé Buscapé em A Turma do Zé Colméia
- Grande Polegar em Grande Polegar: Detetive Particular
- Dom Pixote em A Turma do Zé Colméia e Os Ho-Ho-Límpicos
- Scar em O Rei Leão (Longa-Metragem)
- Jafar em Aladdin (Longa-Metragem) e Aladdin (Série)
- Narrador em Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda dos defensores de Atena (1ª Dublagem)
- Psiquiatra em A Bela e a Fera (Longa-Metragem)

- Robert Hawkins em Super Choque
- Chapa em Carangos e Motocas
- Rasputin em Anastásia (Longa-Metragem)

- Kawara Heitarou em Samurai Champloo
- Frank Marlon em Trigun

- Sykes em Oliver e Sua Turma (Longa-Metragem)

- Lord Dragaunus em Super Patos
- Merlock em Duck Tales - O Filme

- Grande Príncipe da Floresta em Bambi (Longa-Metragem)
- Professor Moshimo em Robotboy
- Bandeira em Antunes e Bandeira

 

Fontes: Marcello Quintela, Acervo Pessoal, Universo AIC, Dublanet, Disney.Wikia.com, 1Papacaio, Última Hora, Jornal do Brasil, O Fluminense, Auto Falante.