Dubladores

Domingos Silva Junior


Arquivo de Som:

 
 

 
Biografia:

 
Maurício Seixas foi um diretor de dublagem e tradutor Carioca.

 

Dublagem

 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100013799313493

faleceu em 6 de janeiro de 2018

dono da dublamix

trabalha como tradutor desde os anos 60 até 90 na herbert richers

 

Sentado na cadeira de tradução onde passa o dia, Domingos Silva Junior, tradutor há anos, afirma que “tradutor é como juiz de futebol, quando agrada ninguém liga.

 

- Traduzi Loucos de Amor, com os Irmãos Marx, onde a mímica de um mudo ficou perfeita (murder e matar). Outros tomam um tempão (e dinheiro) e ninguém enxerga. Mas os problemas com a censura ninguém vê. Por que eu tenho de fazer o cara falar português sem usar as palavras prostituta, virgem, amante, relação sexual, drogas. Assim, o rapaz que puxa fumo passa a mascar chicles no Brasil, amante é companheira, ir para a cama é ir para o quarto, fazer amor é namorar, virgem é ingênua. Nem homossexual eu posso usar e isso deixa as coisas meio sem sentido as vezes. Quando ocorre uma bacanal, eu preciso dizer que o rapaz segurou o braço da moça, e ponto. É um jogo de palavras. Nessa série nova, Kojak tem uns filmes sensacionais, que a censura vai considerar forte. A censura ou o distribuidor, que é pior que o censor, porque não quer perder dinheiro. Então não deixa passar nada. Certos filmes eu acho inaceitáveis depois da reforma. Mas o que fazer?

 

Domingos ganha Cr$ 70 por rolo (um longa-metragem tem três rolos), como todos os outros tradutores, que têm seus salários estipulados por tabela. Mas, afirma que, pelo menos, condições de trabalho ele tem, com gravador e projetor para trabalhar o dia todo.

 

Se os filmes com make love, intercourse, mojo são cortados a ponto de amantes figurarem como irmãs em certos filmes, os que são passados em Cuba imediatamente passam a ser rodados nas Caraíbas ou outra parte qualquer. O mesmo com a China. Uma vez, no filme A Terceira Garota da Esquerda, alguém diz: este homem parece com Fidel Castro. Fidel foi imediatamente trocado por Henry Kissinger, que não usa barba nem nada, mas, afinal, estava na moda.

 


 
Trabalhos de Tradução de Dublagem:

 

 

Fontes: Domingos Silva Junior, Dublanet, Página do Facebook da Dublamix, Jornal do Brasil,