Dubladores

Neuza Maria


Arquivo de Som:

 
Judy (Marta Kristen) (primeira voz) em Perdidos no Espaço


 
Biografia:

 
Neuza Maria foi uma dublador Paulistana.
 
Maria Neusa Marques Camargo começou a carreira no rádio paulista na década de 1950. Entre outras emissoras, esteve na Rádio São Paulo e na Rádio Piratininga na década de 1950.

 

Em 1958, vai para a Rádio Bandeirantes, quando a mesma compra a Rádio Piratininga e a transforma no departamento de rádioteatro da emissora. Nessa época que conhece Wolner Camargo, com quem pouco tempo depois se casa.

 

Na dublagem ingressa por volta de 1958/60 na GravaSon, ao lado do marido, Wolner Camargo, e os filhos do mesmo. Nessa época, atua em diversas séries da emissora, como Cidade Nua, As Aventuras de Super-Homem, Rota 66, Papai Sabe Tudo, entre outras.

 

Com o início da AIC, é aprovada no cast do estúdio, e continua ainda mais atuante que antes em séries da casa, como Hong Kong, A Feiticeira, O Túnel do Tempo, Jornada nas Estrelas, Viagem ao Fundo do Mar, A Caldeira do Diabo, Jeannie é Um Gênio, Missão Impossível, entre outras.

 

Por volta de 1967, se retira da AIC junto com seu marido Wolner, e os filhos dele, Emerson e Cristina, indo morar no Rio de Janeiro. Cristina cursou magistrado, Wolner foi para o Rádio, Emerson para dublagem, e Neuza, muito provavelmente também para o rádio.

 

Por volta de 1971, a família Camargo retorna à São Paulo, e todos também para a dublagem. Wolner vira representante da Viacom, e distribui séries para a CineCastro de São Paulo, que por sua vez foi implantada na cidade por seu filho Emerson. Cristina, já exercendo a profissão de professora, atua dublando, tanto na CineCastro, quanto na AIC. É a única da família que retorna a AIC. Neuza trabalha apenas na CineCastro, mas pouco tempo depois se afasta da profissão.

 

Judy em Perdidos no Espaço

 

Entre os seus personagens fixos em séries, estão primeiramente a segunda voz de Betty interpretada por Elinor Donahue em Papai Sabe Tudo, e Lois Lane interpretada por Noel Neill na primeira temporada de As Aventuras do Super-Homem, mas foi com Judy interpretada por Marta Kristen em Perdidos no Espaço que se tornou conhecida. Dublou em 53 episódios da séries, 30 da primeira temporada, e 23 da segunda, deixando seu personagem para Áurea Maria, pois se retira da AIC na ocasião.

 

Kim Novak em Melodia Imortal

 

Em filmes, dublou algumas estrelas de Hollywood, como Kim Novak em Melodia Imortal, Sophia Loren em A Chave, Katharine Hepburn em A Mulher Que Soube Amar, entre outras.

 

Em desenhos, dublou personagens secundários em Os Jetsons, Manda-Chuva, e outros, e fez a personagem Dra. Vênus em Fireball Xl-5, entre outras.

 

Após sua saída da dublagem, não temos informações sobre sua carreira. Muito provável que tenha largado o emprego para ficar apenas em casa.

 

Não sei se na época, ou alguns anos depois, comprou junto a seu marido um apartamento na Avenida Paulista, em São Paulo, no qual continuou morando após a morte de Wolner em 1997.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Marjorie (Kim Novak) em Melodia Imortal

- Stella (Sophia Loren) em A Chave

- Alice Adams (Katharine Hepburn) em A Mulher Que Soube Amar

- Maria (Maruchi Fresno) em O Redentor: Os Mistérios do Rosário

- Susan Alexander (Dorothy Comingore) em Cidadão Kane

- Corinne Michaels (Jocelyn Brando) em Arizona Violenta

 

Séries

 

- Judy (Marta Kristen) (primeira voz) em Perdidos no Espaço

- Cheryl Callaway (Sandy), e Barbara Luna (Elena) em Missão Impossível (Primeira Temporada)

- Melina (Linda Cristal), Carol (Yvonne Craig), e Aeromoça (Sandra Williams) em Viagem Ao Fundo do Mar (Primeira Temporada)

- Lola (Danica D’Hondt) e Dra. Tracy Stuart (Elizabeth Perry) em Viagem Ao Fundo do Mar (Segunda Temporada

- Shirley Clyde, a loira (Hollis Irving), Margaret Marshall (Martha Hyer), e Barbara Lucas (Elisa Ingram) em A Feiticeira (Primeira Temporada)

- Maggie Thrett (Ruth), Secretária (Sharon De Bord), Segunda Candidata (Roxanne Arlen), e Charmaine Leach (Virginia Martin) em Jornada nas Estrelas (Primeira Temporada)

- Betty (Elinor Donahue) (segunda voz) em Papai Sabe Tudo

- Francis (Yvonne White) em Jeannie é Um Gênio (Primeira Temporada)
- Lois Lane (Noel Neill) em As Aventuras do Super-Homem (Primeira Temporada)

 

Desenhos


- Maria, Secretária de Spacelly, Glória e Ellen em Os Jetsons

- Gatinha Clô e Lola Glamour em Manda-Chuva

- Dra. Vênus em Fireball Xl-5

 

Fontes: Revista do Rádio, Universo AIC, Marco Antônio Silva Santos, Augusto Bisson, IMDB, Wikipédia, Canal  SuperSeries, High-Def Digest, História da Dublagem.