Dubladores

Waldemar Rocha


Arquivo de Som:

 
John Butler em O Vale dos Dinossauros


 
Biografia:

 
Waldemar Rocha foi um dublador Carioca.
 

Teatro


Waldemar Rocha começou a carreira no Teatro, pela Companhia Dercy Gonçalves, com a peça Nega Maluca (1950).

 

Posteriormente, foi para a Companhia Nicette Bruno, aonde atuou na peça: De Amor Também Se Morre (1951), estreando e sendo a primeira peça do Teatro de Alumínio em São Paulo.

 

Waldemar também passou pelas Companhias Milton Ribeiro, e Isnard Fonseca, na década de 1950.

 

Waldemar Rocha, Glauce Rocha, Samaritana Santos, e Alda Garrido (31/08/1954)

 

Um tempo depois, atua na peça: Dona Xepa (1954), de Pedro Bloch, ao lado Glauce Rocha, Samaritana Santos, e Alda Garrido.

 

Waldemar e Dercy Gonçalves em Miloca Recebe Aos Sábados (1955)

 

Em 1955, retorna para a Companhia Dercy Gonçalves, aonde segue atuando em algumas pelas, como: Miloca Recebe Aos Sábados (1955), no Teatro Serrador, Lucrécia Borgia em (1955-56), de Danilo Bastos, ao lado de Ribeiro Fortes, no Teatro Glória, A Dama das Camélias (1956), Uma Certa Viúva (1956), Miss Tarada (1956), e É Das Birutas Que Eles Gostam Mais (1956).

 

Na Companhia atuou ao lado de Dary Reis, Kleber Macedo, Roberto Duval, Déa Selva, Joselita Alvarenga, Jorge Diniz, Domingos Terras, Marly Marley, Walter Teixeira, Renato Consorte, entre outros.

 

Cocó My Darling em 1965

 

Anos mais tarde em 1965, está novamente ao lado de Dercy Gonçalves, agora na peça: Cocó My Darling (1965), de Croque Monsieur de Marcel Mithois, e tradução de Hedy Maia. Contava no elenco também Oscarito, Lourdes Mayer, Ribeiro Fortes, Fernando Villar, Ida Gomes, Armandio, Manon Kroff, Perpétuo Silva, Carlos Kurt e Sérgio Rovitto.

 

TV Tupi - Rio

 

Esteve na emissora por volta de 1953, quando suas atuações no teatro não estavam tão assíduas. Na ocasião, atuou no programa História do Teatro Universal, interpretando a peça: A Dama das Camélias (1953), com Paulo Porto, Fernanda Montenegro, Ida Gomes, e Aidée Miranda.

 

TV Excelsior - Rio

 

   

Waldemar Rocha (1954)

 

Em 1964, vai para a TV Excelsior do Rio, aonde atua no programa de Dercy Gonçalves, Derci Beaucoup, em comédias, como: Rosa das Sete Saias (1964), Trapalhadas de Rebecca (1964), Divórcio à Brasileira (1964), O Avarento (1965), entre outros. Todos as peças tinha a direção de Wilton Franco, seguida de atores e atrizes, como Dari Reis, Renata Fronzi, Isaac Bardavid, Ribeiro Fortes, Glauce Rocha, Jorge Loredo, Iara Salles, Mário Lago, entre muitos outros.

 

TV Tupi - Rio

 

Por volta de Março de  1965, retorna a TV Tupi e começa a participar das peças do programa Teatro de Comédia, como Dessa Água Não Beberei (1965), ao lado de Ida Gomes, Sueli Franco e Osmano Cardoso, entre outras.

 

Mais tarde, retorna a emissora para interpretar a peça que saia há poucos de cartaz pela Companhia Dercy Gonçalves: Lucrécia Borgia (1956), também ao lado de Dercy e companheiro de companhia.

 

TV Rio

 

Em seguida, ingressa na TV Rio, aonde atua em peças, como: Vote em Mim Dona Xandóca (1956).

 

TV Tupi - Rio

 

Um tempo depois, retorna a TV Tupi.

 

Também participa na emissora de programas teatrais, como, Teatro de Equipe, em: O Avarento (1959), Teatro do Lar Feliz, em: A Noite Há de Chegar (1959), Ribalta, em: O Coração Surpreso (1960), entre outros.

 

Rede Globo

 

Na Rede Globo, esteve na década de 1970 e 1980. Participou como figurante de vários programas humorísticos e novelas na emissora.

 

LP da Novela Memórias de Amor

 

Entre as novelas que esteve presente, estão: a novela infantil de comédia Linguinha x Mr. Yes (1972), ao lado de Chico Anysio, Grande Otelo, Arnaud Rodrigues, Jorge Lorêdo, Tony Tornado, Nizo Neto, entre outros, e Memórias de Amor (1979), ao lado de Sandra Bréa, Jardel Filho, Ary Fontoura, Castro Gonzaga, e Eva Todor.

 

Em final dos anos de 1970, início de 1980, começou a participar de quadro da série Os Trapalhões, atuando por muitos anos na mesma.

 

Comerciais

 

Waldemar Rocha e Gérson de Oliveira Nunes

 

Em 1976, participou de um dos comerciais mais famosos de seu tempo, o comercial do Cigarro Vila Rica, aonde interpretava um entrevistador, e o jogador Gérson interpretava ele mesmo, falando bem do cigarro, e com sua frase marcante "Gosto de Levar Vantagem em Tudo".

 

Dublagem

 

Na dublagem, ingressou no início dos anos de 1970, passando pela CineCastro e Herbert Richers, e ficando na área até o final da década.

 

John Butler em O Vale dos Dinossauros

 

Entre os personagens marcantes que fez na dublagem, estão o personagem John Butler no desenho de Hanna Barbera, O Vale dos Dinossauros, e o Oficial T.J. McCabe na série S.W.A.T.

 

Waldemar Rocha já é falecido.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Magistrado Simon Cordier (Vincent Price) em Diário de Um Louco

- John (Arthur O'Connell) em Trama Diabólica

- Oficial T.J. McCabe (James Coleman) em Swat (1975)

- Marullus (George MacReady) em Júio César (1953)

- Primeiro Oficial (Theodore Bikel) em Uma Aventura na África

 

Séries

 

- Oficial T.J. McCabe (James Coleman) em S.W.A.T.

- Mercúrio (voz) (não identificado) em Capitão Marvel (Série)

 

Desenhos


- John Butler em O Vale dos Dinossauros

 

Fontes: Carlos Amorim, Mário Monjardim, Youtube, Wikipédia, IMDB, Augusto Bisson, Cinefago, Virginia Maria de Souza Maisano Namur, Jornal das Moças, Guia de Teatro, O Cruzeiro, Jornal dos Spots.