Dubladores

Waldyr Sant'Anna


Arquivo de Som:

 
Maxwell Tenyson (primeira voz) em Ben 10


 
Biografia:

 
Waldyr Sant'Anna é um dublador Carioca.

 

Início
 
Waldyr Sant'Anna nasceu em 26 de Novembro 1936, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Quando adolescente, por volta de 1954/55, serviu o exército e foi mandado para São Paulo.

 

Rádio Excelsior

 

Após saiu do exército, começou sua carreira no rádio. Ingressou em 1956 como locutor e disque jóquei na Rádio Excelsior.

 

Rádio Nacional de São Paulo

 

Um tempo depois, foi para as Organizações Victor Costa, e ingressou na Radio Nacional de São Paulo, e na TV Paulista.
 

Rádio no Rio de Janeiro


Em 1964, retorna ao Rio de Janeiro para trabalhar em rádio. Entre as emissoras que passou, estão Agencia Nacional, Mauá, Continental, Jornal do Brasil, entre outras. Na Rádio Nacional do Rio, foi assessor da direção da emissora.

 

Em TV, suas primeiras atuações foram na TV Paulista. Na emissora, participou de muitas peças no programa Tele-Drama.
 

TV Excelsior - Rio e TV Continental


No Rio, atuou na TV Excelsior do Rio, e na TV Continental.

 

Rede Globo

 

Em 1978 entrou para a Rede Globo na série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Atuou posteriormente em outras séries, como Mulher em 1998, alguns episódios da série policial Linha Direta em 2000, Força-Tarefa em 2009, entre outros.
 
Em novelas, fez Água-Viva em 1980.

 

TV Bandeirantes

 

Em 1981, foi para a TV Bandeirantes aonde fez a novela Rosa Baiana.

 

Rede Globo

 

No mesmo ano, volta para a Rede Globo aonde faz a novela Baila Comigo, depois fez Sol de Verão em 1982, Guerra dos Sexos e Louco Amor em 1983, Corpo a Corpo em 1984, Roque Santeiro em 1985, O Salvador da Pátria em 1989, Suave Veneno 1999, Sete Pecados em 2008, entre outras.

 

Vida Pessoal

 

Em 1964, quando já estava no Rio, teve um romance com a cantora Dora Camargo.
 

Dublagem


Na dublagem, começou em 1958 em São Paulo, tendo se afastado por um tempo para se dedicar apenas ao rádio e televisão, e voltado para a mesma em 1966, quando já estava no Rio. Na ocasião, passou pela TV Cinesom, Dublasom Guanabara, Herbert Richers e CineCastro.
 
Na CineCastro, fez um papel muito famoso na época, que foi o pato Patolino nos desenhos de Looney Tunes dublados apenas na CineCastro. Também foi para outras empresas como Herbert Richers, Vti, Audionews, Cine Vídeo, entre outras.

 

Eddie Murphy em Um Príncipe em Nova York

 

Entre seus trabalhos, temos primeiramente grandes atores em filmes que Waldyr deu voz em mais de uma ocasião. Entre eles, estão Kirk Douglas em A Lista de Adrian Messenger e a primeira dublagem de Sede de Viver, William Shatner em Showtime - A Hora do Show, e Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira, Eddie Murphy em Trocando as Bolas, e Um Príncipe em Nova York, Stan Laurel em Ladrão Que Rouba Ladrão, e Os Filhos do Deserto, Ving Rhames em Eu Os Declaro Marido e... Larry, e Missão Impossível 2, Sidney Poitier em Quando Só o Coração Vê, e Uma Vida em Suspense, Danny Glover em Pescando Confusão, e Vamos Pescar, Louis Gossett Jr. em Juízo Final, e Rebeldes e Heróis, entre outros.

 

Além disso, também deu voz a atores famosos em filmes específicos, como Gart Cooper em Se Eu Tivesse Um Milhão, Richard Harris em Camelot (1967), Don Ameche em Uma Noite no Rio, Gene Hackman em Meu Pai, Um Estranho, Sean Connery na primeira dublagem de Marnie, Confissões de Uma Ladra, George Kennedy em Sua Última Façanha, Dustin Hoffman em O Amor Não Tira Férias, Rod Taylor em Os Mercenários (1968), Louis Gossett Jr.) em Rebeldes e Heróis, William H. Macy em Força Aérea Um, Robert Redford em Butch Cassidy, Robert Taylor em A Bela e o Renegado, John Lithgow em Um Tiro na Noite, James Cromwell em À Espera de Um Milagre, Gérard Depardieu em 102 Dálmatas, Christopher Walken em O Enigma do Colar, Ed Harris em A Rocha, Mel Gibson em O Ano Que Vivemos Em Perigo, Rock Hudson em Tobruk, Dean Martin em Os Filhos de Katie Elder, entre outros.
 

Homer Simpson até a 18ª Temporada


Em desenhos, Waldyr imortalizou muitos clássicos, como a voz do Homer Simpson da 1ª a 7ª temporada, e da 15ª até o episódio 6 da 18ª temporada de Os Simpsons, no qual foi seu trabalho mais famoso, também fez o Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande, a primeira voz do avô de Ben, Maxwell Tenyson em Ben 10, Rock Bottom em O Gato Félix, Doutor Paul Williams em Laboratório Submarino 2020, Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia, Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo, Okyoko na segunda dublagem de Yu Yu Hakusho, entre outros.
 

Doutor Harold Samuels em Uma Turma Genial


Em séries, Waldyr também teve uma participação importante, como a segunda voz do Ministro interpretado por Bill Cobbs e Todd interpretado por Todd Lynn em Eu, A Patroa e As Crianças, Detective Drummer interpretado por Barry Shabaka Henley em Em Nome da Justiça, George Feeny interpretado por William Daniels em O Mundo é Dos Jovens, Doutor Harold Samuels interpretado por William G. Schilling em Uma Turma Genial, Tenente Theo Kojak interpretado por Ving Rhames em Kojak (2006), Engenheiro Montgomey Scott interpretado por James Dooham na segunda dublagem de Jornada nas Estrelas, San Dorba interpretado por Ken Nishida e Boiser interpretado por Shinichi Chiba em Policial do Espaço Gavan, Saperstein interpretado por Mark Russell em Kojak (1976), entre outros.
 
Como diretor, Waldyr dirigiu por muitos anos na VTI, e nos anos de 1990 dirigiu na Áudiocorp. Entre seus trabalhos de direção estão os filmes Filhos da Esperança, Os Melhores Dias de Nossas Vidas, Te Pego Lá Fora, O Amor Não Tira Férias, Stay Alive - Jogos Mortal, Ressaca de Amor, Entre Amigos, entre outros.
 
Em séries dirigiu Jornada Nas Estrelas - A Nova Geração, Arquivo X, a segunda dublagem de A Ilha da Fantasia, entre outros.
 
Em começo de 2004, Waldyr Sant'Anna volta a trabalhar na Herbert Richers, no qual tinha saído em 4 de Março de 1978, tendo ficado mais de 25 anos sem trabalhar na empresa. Retorna a casa e ao seu antigo personagem, Homer Simpsons, que também não dublara há muitos anos, volta essa graças ao diretor Mário Jorge de Andrade.
 
Em 2007, o personagem foi tirado de Waldyr Sant'Anna por uma briga com a Fox sobre direitos autorais, e substituído por Carlos Alberto Vasconcellos.

 

Waldyr (2011)

 

Em 2007 e 2011, foi homenageá-lo no Oscar da Dublagem no evento Anime Friends, em São Paulo, pela dublagem da série Os Simpsons, ao lado do elenco da série.

 

Waldyr faleceu em 21 de Abril de 2018. Foi mencionado que ele tinha vício em álcool, mas não se sabe se a causa foi por conta disso. Em anos anteriores recentes, Waldyr havia tido problemas do coração, e feito alguns procedimentos. Não sabemos se teria sido por conta disso.

 
Trabalhos:

 

Filmes

 

- Kirk Douglas em A Cidade dos Desiludidos (1ª Dublagem), A Lista de Adrian Messenger, Chaga de Fogo (2ª Dublagem), Duelo de Titãs, Glória Feita de Sangue (1ª Dublagem), História de Três Amores, Movidos Pelo Ódio, Sede de Viver (1ª Dublagem), e Sete Dias de Maio (1ª Dublagem)

- Eddie Murphy em 48 Horas: Parte 2, Até Que a Fuga os Separe (2ª Dublagem), Os Donos da Noite, Trocando as Bolas, Um Tira da Pesada 2 e Um Príncipe em Nova York
- William Shatner em Showtime - A Hora do Show, Jornada Nas Estrelas IV: Regresso à Terra, e Jornada Nas Estrelas V: A Última Fronteira
- Stan Laurel em A Bomba, A Ceia dos Veteranos, Ladrão Que Rouba Ladrão, Os Filhos do Deserto, Perdão Para Dois, e Sossega Leão

- Ving Rhames em Eu Os Declaro Marido e... Larry, e Missão Impossível 2 

- Sidney Poitier em Quando Só o Coração Vê, e Uma Vida em Suspense

- Danny Glover em Pescando Confusão, e Vamos Pescar

- Louis Gossett Jr. em Juízo Final e Rebeldes e Heróis

- Steve Gallagher (Gary Cooper) em Se Eu Tivesse Um Milhão

- Astrologer (Eduard Franz) em Átila, o Rei dos Hunos

- Rei Arthur (Richard Harris) em Camelot (1967)

- Larry Martin / Baron Duarte (Don Ameche) em Uma Noite no Rio

- Conde Vronsky (Kieron Moore) em Anna Karenina (1948)

- Gene Garrison (Gene Hackman) em Meu Pai, Um Estranho

- Sean Connery em Marnie, Confissões de Uma Ladra (1ª Dublagem)

- Deputado Xerife Gutierrez (George Kennedy) em Sua Última Façanha
- Dustin Hoffman (Dustin Hoffman) em O Amor Não Tira Férias
- Capitão Curry (Rod Taylor) em Os Mercenários (1968)
- Dean Parker (Louis Gossett Jr.) em Rebeldes e Heróis
- Major Caldwell (William H. Macy) em Força Aérea Um

- The Sundance Kid (Robert Redford) em Butch Cassidy
- Rio (Robert Taylor) em A Bela e o Renegado

- Burke (John Lithgow) em Um Tiro na Noite
- Warden Hal Moores (James Cromwell) em À Espera de Um Milagre
- Monsier Le Pelt (Gérard Depardieu) em 102 Dálmatas
- Conde Cagliostro (Christopher Walken) em O Enigma do Colar
- Brigadeiro-General Francis X. Hummel, Usmc (Ed Harris) em A Rocha
- Guy Hamilton (Mel Gibson) em O Ano Que Vivemos Em Perigo
- Major Donald Craig (Rock Hudson) em Tobruk
- Tom Elder (Dean Martin) em Os Filhos de Katie Elder

- Marvin Marciano e Charles Barkley (Charles Barkley) em Space Jam - O Jogo do Século
- Frank Bryce (Eric Sykes) em Harry Potter e o Cálice de Fogo

-  Andre Devereaux (Frederick Stafford) em Topázio
- Carson ''Jughead'' (Dan Dailey) em Asas de Águia
- Sgt. Jimmy Inkamala (David Ngoombujarra) em Kanguru Jack
- Doutor (Stephen Furst) em As Ridículas Férias de Ed
- Reverendo Scroggins (Richard Riehle) em Tomates Verdes Fritos
- William P. Moran "Bernie" (Allen Garfield) em A Conversação

- Dr. Chapman (John Dierkes) em O Monstro do Ártico
- Sr. Dietrichson (Tom Powers) em Pacto de Sangue
- Ministro (Bill Cobbs) (segunda voz) e Todd (Todd Lynn) em Eu, A Patroa e As Crianças
- Det. Nordberg (O.j. Simpson) em Corra Que a Polícia Vem Ai! e Corra Que a Polícia Vem Ai 2 1/2
- Felix Ducotel (Leo G. Carroll) em Não Somos Anjos
- John Brown-Pryce (Philip Stainton) em Mogambo
- Labão (Danny Webb) em No Início
- Munchkin (Billy Curtis) em O Mágico de OZ (2ª Dublagem)
- Tigre (Albert Brooks) em Doutor Dolittle
- Pastor Quint (Donald Pleasence) em E O Bravo Ficou Só
- Lemke (Ted Levine) em O Quarto Poder
- Joey Renda (Richard Portnow) em O Homem da Casa
- Tenente Andre Sobinski (Tim Matheson) em Sou Ou Não Sou
- Clifford Anderson (Donald Moffat) em Encurralados no Paraíso
- Arthur Stanhope (John Bennett Perry) em George - O Rei da Floresta

 

Séries

 

- George Feeny (William Daniels) em O Mundo é Dos Jovens
- Dr. Harold Samuels (William G. Schilling) em Uma Turma Genial

- Tobias Zachary Ziegler "Toby" (Richard Schiff) em West Wing - Nos Bastidores do Poder
- San Dorba (Ken Nishida) e Boiser (Shinichi Chiba) em Policial do Espaço Gavan

- Engenheiro Montgomey Scott (James Dooham) em Jornada nas Estrelas (2ª Dublagem)

- Saperstein (Mark Russell) em Kojak (1976)

- Tenente Theo Kojak (Ving Rhames) em Kojak (2006)

- Detective Drummer (Barry Shabaka Henley) em Em Nome da Justiça

 

Desenhos

 

- Homer Simpson e Vovô Simpson (1° à 7° temporada e da 15° ao 6° episodio da 18° temporada) em Os Simpsons
- Patolino (uma das vozes) em Luney Toones (CineCastro)
- Narrador e personagens secundários em Sheep na Cidade Grande
- Doutor Bender em Os Padrinhos Mágicos
- Bernie Rast em Super Choque
- Maxwell Tennyson (primeira voz) em Ben 10

- Nagatomi Rikiei em Samurai Champloo
- Oukyoku em Yu Yu Hakusho (2ª Dublagem)
- Cecil em Beany e Cecil

- Dr. Paul Williams em Laboratório Submarino 2020

- Harry Boyle em Papai Sabe Nada (2ª Dublagem)

- Mesmero em X-Men Evolution
- Rock Bottom em O Gato Félix
- Pai do Irwin em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy

- Espantalho e Lucius Fox em Batman: O Cavaleiro de Gotham

- Rutt em Irmão Urso 2 (Longa-Metragem)
- Melo em Bee Movie - A História de Uma Abelha (Longa-Metragem)

- Beethoven em Esquadrão do Tempo

- Peter Potamus em A Arca do Zé Colméia

- Estroy em Mal Encarnado

- Professor Leland Bergstein em Os Oblongs

- Guerreiro Huno em Mulan (Longa-Metragem)

- Professor Codatorta em O Clube das Winx

- Diretor Pavio Curto em Jonas, o Robô

- Rançoso em CatDog

- General Mandíbula em Formiguinhaz (Longa-Metragem)

- Hacker em Cyberchase

- Diretor em Sonic X
- Diretor Willoughby em Jimmy Neutron

- Alfred Pennyworth em O Batman Vs. Drácula

- Merlin em Shrek Terceiro (Longa-Metragem)

 

Fontes: Dublanet, Revista do Rádio, Acervo Pessoal, Getty Images, SheKnows, Adoro Cinema, Augusto Bisson, IMDB, História da Dublagem.